gestão de armazém
Nos últimos anos, a logística ganhou um papel estratégico no desenvolvimento das empresas. Seja em serviços, operações industriais e atividades de engenharia ou de manutenção, a entrega dos suprimentos e equipamentos no prazo adequado é fundamental para evitar custos de downtime e perdas de eficiência.
Nesse sentido, é muito importante que as empresas de pequeno, médio e grande porte estejam atentas a todo o processo, se atualizando em relação às normas técnicas de fiscalização e segurança, além de usar tecnologias que permitam otimizar a logística.
SISTEMA DE GESTÃO DE ARMAZÉM (WMS)
Uma das tecnologias que asseguram a melhora da logística de materiais são os sistemas de gestão de armazém (conhecidos como WMS), desenhados para suportar e otimizar as atividades de movimentação de materiais.
Mostram-se úteis em atividades diárias, como planejamento, organização, direção, controle de recursos e alocação de pessoal, para mover e armazenar materiais dentro, ao redor e fora de um depósito, ao mesmo tempo em que apoiam a equipe na movimentação e armazenamento de materiais.
A falta de informação sobre armazenamento e estoque dos materiais é o que muitas vezes causa aumento nos custos de inventário por erro, mão de obra improdutiva, perda e dano, bem como por excesso e má utilização de espaço físico, o que consequentemente aumenta outras despesas e afeta as demais atividades atreladas a esse setor.
Por outro lado, as empresas que possuem um sistema de armazenamento informatizado, onde os dados corretos circulam rapidamente e de forma eficaz, têm uma melhor gestão de materiais, pois ganham em velocidade de entrega para as áreas operacionais e diminuem consideravelmente a perda e o desperdício.
SISTEMA DE GESTÃO DE TRANSPORTE
Outra tecnologia indispensável para quem deseja otimizar as áreas de logística dentro da empresa é o sistema de gestão de transporte (TMS). A busca por caminhos mais curtos e, de modo geral, mais seguros é o que garantirá que os processos tenham máxima performance e conformidade com os padrões desejados, bem como que os materiais não sofram degradação durante o percurso ou no embarque e desembarque dos veículos.
Logo, a atenção não deve estar concentrada apenas no armazenamento de materiais, mas também no transporte, onde pode haver perda e deterioração dos mesmos.
Essa tecnologia otimiza o On Time Delivery (OTD), entrega completa a tempo, que é um dos principais indicadores chave de transporte de materiais. A integração entre múltiplos sistemas de operações de transporte pode trazer benefícios de agilidade no tempo de entrega, inclusive para logística internacional.
AUTOMAÇÃO DE ARMAZÉM
Por fim, há tecnologias mais de vanguarda, como automação e robotização do armazém, que existem para garantir aumento de eficiência e reduzir os riscos de saúde e segurança dos trabalhadores. Por exemplo, robôs podem fazer o picking, movimentação e até a segregação e contagem dos materiais.
Sem a necessidade de usar empilhadeiras, outra vantagem é que essas soluções ajudam a otimizar o espaço total, uma vez que é possível colocar mais estantes no armazém.
Apesar de requerem investimento na implantação, essas soluções reduzem significativamente as despesas operacionais, com menor uso de mão de obra e aumento na disponibilidade das movimentações de estoque. Assim, a automação serve como meio eficaz para garantir a eficiência dos processos logísticos das empresas.
NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO
Por outro lado, as empresas que desejam a eficiência de sua logística devem não só investir em tecnologia, mas também pensar na adequação de todos os processos que compõem a atividade.
Logo, se faz necessário um acompanhamento especializado, de profissionais competentes e que possam implementar soluções adequadas, como é o caso da Infotec Brasil, que há mais de 35 anos aplica a melhor combinação de pessoas, processos, tecnologias e equipamentos, visando garantir a máxima eficiência e produtividade das empresas.